4 Sites para aprender a programar

4 Sites para aprender a programar

A carreira de programador é muito promissora, hoje encontramos diversos dispositivos móveis, inteligência em aparelhos domésticos, realidade virtual e muitas outras utilidades onde a tecnologia está presente. Para tudo isso funcionar, é preciso criar programas, é preciso de programadores.

Listamos 4 sites para aprender a programar sozinho, pois uma característica importante para o programador é ser autodidata.

Codecademy

Uma das plataformas mais conhecidas, e com certeza muito poderosa, você encontra cursos para aprender a desenvolver um Website, aprender Javascript, Java, Python, Ruby e muito mais. Você pode fazer os cursos gratuitos, e também ir para a opção paga que adiciona recursos mais avançados para você aprender nos cursos.

É um site que ensina a programar do zero, passo a passo, explorando cada função das linguagens de programação.

CodeDammit

Quem já tem alguma experiência e gosta de aprender a programar trabalhando com exemplos de código reais, CodeDammit é uma das alternativas mais interessantes que podemos encontrar na Internet. Tal como podemos ver no site, todos os projetos de CodeDammit são open-source e há um monte de linguagens diferentes de programação. Uma das vantagens do site é a possibilidade de selecionar a dificuldade do projeto com o qual queremos trabalhar, característica que torna esse site a alternativa ideal tanto para principiantes como para usuários mais avançados.

CS50x

Disponível de forma gratuita na plataforma edX, CS50x é um curso gratuito da Universidade de Harvard, ideal para quem quer iniciar no mundo da programação. Ao longo do curso aprenderemos a trabalhar com algoritmos e resolver problemas de forma eficiente. Quanto às linguagens estudadas, o curso se concentra em C, Python, SQL e JavaScript, além de um pouco de CSS e HTML.

Khanacademy

Outra alternativa interessante é a Khan Academy, uma plataforma na qual podemos encontrar todo tipo de cursos adaptados à diferentes níveis. Por exemplo, há cursos que nos ensinam a utilizar a linguagem Javascript e outros focados no uso de HTML e CSS para criar sites. Os cursos contam com uma enorme quantidade de recursos em forma de vídeos, imagens e artigos.

 

Seja qual for a sua escolha, exige muita dedicação, estudo e prática. Mas não desista, pois a recompensa é bem valorizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *